top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicóloga Angelita Eccel

Todo dia pode ser o dia do brincar

Atualizado: 25 de out. de 2022



O brincar é extremamente importante para a criança trabalhar o corpo e a motricidade, além disso, é a oportunidade para se formar como sujeito. Existem teorias e pesquisas afirmando que o brincar pode ser o caminho para a cura de alguns sintomas na infância.


Alternar brincadeiras com as crianças, possibilita a elas fantasiar e usar o mundo da imaginação. Em muitas ocasiões o brincar é uma ferramenta importante para a criança elaborar algumas situações, inclusive o medo.


O brincar de esconde-esconde ajuda a criança elaborar a separação entre ela e a mãe ou da pessoa que exerce esse papel, quando essa pessoa precisa sair ou trabalhar. Você também, pode brincar de faz de conta de algumas profissões como médico, professor, policial entre outras.


Existem muitas atividades que podem se tornar um brincar agradável.

Além disso, é interessante a criança brincar de plantar flor ou temperos, com isso, a criança será estimulada a lidar com a terra, evitando desenvolver algumas manias de limpeza ou sintomas, que no futuro poderão se tornar um TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Além disso, a criança aprende a cuidar, a regar, com o passar dos dias fica encantada com as flores desabrochando. Esse brincar é simbólico, pois a criança vai percebendo que os amiguinhos e seres humanos que estão em sua volta também devem ser cuidados e amados, assim como aquelas plantinhas. Lembre-se, você pode fazer esse tipo de atividade com a criança até em apartamentos com vasos ou garrafa pet.


Enfim, essa oportunidade de brincar também vai servir para você adulto fazer uma terapia. Portanto, aproveite para deixar a sua criança interior fluir, assim poderá brincar com as outras crianças. Isso será algo positivo para todos, se necessário, divida seus saberes e se empreste com o sujeito.


Psicóloga Angelita Eccel.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page